O que é renda fixa?

O que é renda fixa?
É um método de investimento com rentabilidade previsível, seja ele definido em um percentual já conhecido no momento do investimento ou em um índice econômico.

As transações são o oposto do que acontece com outros tipos de investimentos, por exemplo, no mercado de ações, onde a lucratividade é variável e pode até levar a desvalorizações.

Por ser um método de investimento seguro, sem grandes surpresas, é muito adequado para quem deseja entrar neste mundo ou fazer uma reserva de emergência sem estar sob o estresse que geralmente acompanha o mercado de ações.

Alguns dos índices nos quais a renda pode ser fixada são:

CDI (Certificado de Depósito Interbancário): é a taxa média de juros das operações de crédito realizadas entre bancos e com prazo muito curto.
Inflação: é o aumento médio dos preços de um conjunto de bens e serviços durante um determinado período.
Taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação de Custódia): conhecida como taxa básica de juros na economia brasileira. É um sistema bancário central que visa controlar a inflação.
Para ter essas características, o funcionamento da renda fixa é muito semelhante ao de um empréstimo ao originador da solicitação, que pode ser um banco, uma empresa ou mesmo o governo federal.
AbrirFecharComentários