O que é a topografia?


Se vai construir casa, é uma questão de tempo até lhe falarem de um estudo topográfico. Mas o que é, afinal, a topografia? O que significa? O que é um estudo topográfico? 



A topografia não é uma novidade ou uma “modernice” dos dias de hoje. Já no Antigo Egipto havia topógrafos que marcavam os terrenos após as enchentes anuais do Nilo. Os Romanos também empregavam topógrafos para a construção de aquedutos, estradas e pontes. Obviamente, estes topógrafos não dispunham dos instrumentos que temos hoje, mas foram os precursores da profissão. 


O que é um levantamento topográfico?

Um levantamento ou um estudo topográfico identifica, mede e fornece outras informações essenciais acerca do terreno. Por isso, o levantamento topográfico prende-se com a delimitação legal do terreno e de lotes, o planeamento de novas ruas ou de estradas. Quando vamos construir uma casa, porém, é preciso um estudo mais rigoroso do terreno.

É aí que entra o levantamento planialtimétrico, que mede o tamanho, o formato, a inclinação do terreno, a hidrografia, a proximidade de estradas, muros, árvores, prédios, instalações de água e luz. Essas informações são fundamentais para que os engenheiros civis e arquitectos responsáveis pela obra possam desenvolver o projecto de forma segura e conforme a planta.

Habitualmente, o estudo topográfico faz parte dos documentos que deve ter na sua posse para pedir o licenciamento da obra na Câmara Municipal. Deve informar-se junto dos serviços da sua zona de residência sobre a obrigatoriedade do levantamento e as informações que deve conter, uma vez que também depende se estamos a falar de um terreno urbano, rústico e da zona em que se encontra no plano municipal.

Quanto custa um estudo topográfico?

Conte com pelo menos 200€ para pagar a deslocação do topógrafo e os materiais. O preço sobe consoante o número de hectares e as especificidades do trabalho. O preço médio rondará algures entre os 400 e os 500€. Mas nada como pedir um orçamento a topógrafos em Lisboa e topógrafos no Porto com as suas próprias especificações.
AbrirFecharComentários