O que é educação financeira pessoal?

"O que é educação financeira pessoal" parece ser uma pergunta simples, mas desenvolver a resposta é muito interessante. Assim que você terminar de ler o artigo, verá que há uma profundidade e um significado maiores do que os imaginados neste assunto.

Feliz a pessoa, a comunidade, o país interessado pela educação econômica. A reação em cadeia que essa preocupação provoca é impressionante, mas pelo menos em nosso país, é um assunto que não tem significado fundamental. Precisamos entender?

Qual a importância da educação financeira pessoal?
Desde a infância, aprendemos que precisamos ir à escola, estudar todas as disciplinas da turma, encontrar um bom emprego e continuar com o dinheiro desse trabalho. É o roteiro, certo? Então ... aprendemos química, geografia, biologia, o que é essencial, mas não aprendemos a abordar a economia - não menos necessário que outros assuntos! É comum ver pessoas extremamente bem-sucedidas, inteligentes e com excelente treinamento, que ficam restritas quando se trata de dinheiro.

Se eles tivessem a oportunidade de entender o mundo financeiro em tenra idade e aprendessem a entender receitas e despesas, a magia dos juros compostos, a psicologia do consumo, a história deles não seria diferente? Alguns poderiam ter parado de trabalhar há muitos anos, outros poderiam ser caridosos e muitos certamente apreciarão a vida.

Em uma pesquisa recente, o Brasil ficou para trás de 73 países em termos de educação financeira - incluindo Togo e Zimbábue - e ninguém está preocupado com esse tipo de notícia. Os três últimos lugares foram no Afeganistão, Albânia e Iêmen, enquanto os primeiros lugares foram na Noruega, Dinamarca e Suécia, estes constantemente em primeiro lugar no ranking de desenvolvimento e qualidade de vida. Foi uma coincidência?

Como aprender o que é educação financeira pessoal?
Infelizmente, não podemos contar com as escolas para a educação econômica de nossos filhos, e a culpa não é da escola, mas do governo, que define os assuntos a serem seguidos. Precisamos conceder bolsas de estudo para crianças desde tenra idade e aprender o básico para que elas possam procurá-la - através de livros ou até na Internet - com ainda mais conhecimento. E esse conhecimento pode ser aprendido de forma prática, como pagar um bom desempenho na sala de aula, pequenos serviços domésticos, etc. com subsídios.

Quando falei um pouco sobre minha experiência em criança, nunca recebi reembolso, mas desde cedo percebi o valor pelo dinheiro. Meu pai sempre me levava ao banco e às vezes ao supermercado. Quando vi o dinheiro entrando e saindo para ouvir meus pais durante o almoço, percebi que o dinheiro não estava caindo do céu e que eu nunca poderia subestimar as despesas - que sempre parecem "acabar". nada

Ensine seus filhos, você não precisa ser especialista, comece mostrando que não pode gastar mais do que ganha, faça com que paguem algumas contas, conheça o fluxo de dinheiro. Se você não sabe gerenciar finanças, siga o final do artigo, temos algumas ótimas sugestões de documentos.

Benefícios da Educação Financeira Pessoal
Aqui estão algumas razões para acreditar que vale a pena entender e colocar em prática a educação financeira pessoal:

Balance. Você já pensou se todo mundo gasta menos do que ganha? Menos dívida, mais crédito bancário (com taxas de juros mais baixas), economia equilibrada, pequenas falências (mais empregos), desenvolvimento, entre outras consequências. Pessoas que têm equilíbrio têm ganhos, incluindo aspectos emocionais e físicos;
Uma força de trabalho mais qualificada, maior segurança financeira, consumidores instruídos;
Entenda o verdadeiro valor do dinheiro. Se sabemos quanto dinheiro "custa", aumentamos a qualidade do consumo. Por fim, percebemos que era possível fazer escolhas que nos permitiam passar mais tempo com a família, viajar mais, sair mais cedo, entre outras;
As pessoas com um nível mais alto de educação financeira pessoal têm mais probabilidade de acessar o mercado e os serviços bancários e geralmente ajudam a melhorá-los;
Planejamento: o seu sonho funciona com o que você realmente ama? Colocar crianças na faculdade de medicina? Tome um ano sabático? Saiba que tudo isso está longe de ser impossível. Claro, nada é de graça, mas com a educação financeira, você pode desenvolver um plano para tudo isso e acabar se tornando "deixe a vida me levar".

conclusão
Veja que a educação financeira pessoal pode mudar o futuro de uma pessoa e de um país. Não é preciso muito esforço, mas tome cuidado cedo. No entanto, nunca é tarde para aprender, portanto, não desanime se você não se considera educado financeiramente.
AbrirFecharComentários