Como ganhar dinheiro na China

COMO GANHAR DINHEIRO NA CHINA

A China é um país de superlativos. População: 1,3 bilhão de habitantes. Consumidores urbanos: 350 milhões. Produto interno bruto: US $ 1,2 trilhão. Crescimento: 10% ao ano. Coloque os números em um pacote e o resultado é um gigante projetado para enriquecer quem sabe apostar nele. Existem grandes oportunidades no país de Mao para ganhar dinheiro. Até o mercado de ações, que recentemente foi uma armadilha chinesa, já permite a participação de investidores estrangeiros. Para fazer os pedidos, basta abrir uma conta em bancos internacionais, como o Citibank ou o Banco da China, dentro das regras definidas pelo Banco Central. Mas isso é novidade para os brasileiros: em janeiro, a Bolsa de Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&F) abrirá um escritório dentro do prédio de alumínio e vidro azul na Bolsa de Valores de Xangai.

"É um paraíso para investidores ousados", disse o engenheiro Paul Liu, presidente da Câmara de Desenvolvimento Econômico do Brasil e da China. Há um mês, Liu estava em Xangai, a capital econômica, para identificar novas áreas de negócios. Ele voltou com boas notícias. ? Há espaço para quem quer trabalhar ou apenas investir, diz Liu.

Não faltam empregos para líderes estrangeiros no setor de serviços (restaurantes, academias e clínicas de beleza). Nas cidades do nordeste, como Tianjin e Dalian, o governo incentiva a imigração de freelancers (médicos, engenheiros, veterinários, músicos e anunciantes). Oferece bolsas de estudo e moradia subsidiada como benefícios. Como tudo o que está cheio de zeros à direita, também há uma explosão de chances na educação? hoje, cerca de 250 milhões de chineses estão aprendendo inglês. Por ser difícil atender à demanda, os professores são procurados, e não apenas com a língua materna. A taxa de crescimento da construção civil também é invejável: já atingiu 15% nos primeiros sete meses deste ano. Aqueles que são intimidados pelo desafio de conhecer outra cultura merecem um bom aviso: na maioria dos casos, a remuneração corresponde aos padrões internacionais. A vantagem é o baixo custo de vida. É um excelente atalho para economia.

 Como ganhar dinheiro na China

Outra maneira de aproveitar o boom do crescimento chinês é plantar empresas em todo o mundo. É fácil encontrar um parceiro chinês que esteja disposto a administrar a empresa. Desde que ingressou na Organização Mundial do Comércio em 2001, a China precisou cumprir metas econômicas estrangeiras para estrangeiros. A M. Cassab, empresa brasileira que importa e comercializa insumos para nutrição e ração animal, farmacêutica, cosmética e alimentícia, abriu um escritório em Xangai há três meses. O objetivo de M. Cassab, quando ele desembarcou na capital econômica mais próspera do leste da Ásia, era reduzir os custos de importação. A empresa compra US $ 30 milhões anualmente da China. A meta foi alcançada, liderada por dois funcionários chineses com experiência em operações internacionais. A queda nas despesas atingiu 10%. No entanto, esse foi apenas um detalhe, dadas as oportunidades que a empresa encontrou no setor econômico de Xangai, chamado Pudong. A empresa já montou novas unidades de negócios para desenvolver utensílios domésticos e importar alimentos brasileiros (como carne e cereais). Também planeja tornar a subsidiária chinesa a plataforma para expandir internacionalmente. A partir daí, ele planeja vender para a Europa e os Estados Unidos. ? Queremos expandir as operações? Diz Mario Sergio Cutait, CEO da M. Cassab. Mas esteja avisado: os orientalistas não têm pressa; eles consideram um investidor de sucesso "mastigar sementes de girassol". Em outras palavras, é o sujeito que tem paciência para ganhar dinheiro e sabe aceitar diferenças culturais.
AbrirFecharComentários