Bolsa de tecido: MOLDE e COSTURA

 Bolsa de tecido: MOLDE e COSTURA












Quer um projeto realmente rápido que gaste pequenos pedaços de tecido que sobrou ou do seu FQ? Essas bolsas são forradas, podem ser deixadas lisas ou um pouco embelezadas.


Easy Peasy Pouches (instruções)

Para a bolsa básica, você precisará dos seguintes pedaços de tecido - as medidas incluem uma margem de costura de 1 cm (0,5 pol.). A bolsa acabada tem 12 cm de largura, 16 cm de altura e 5 cm de profundidade (5 x 6,5 x 2 polegadas), mas estes podem ser facilmente adaptados a diferentes tamanhos - basta adicionar ou subtrair a mesma quantidade para a largura e / ou comprimento do exterior e forro, e tornar as tripas e cordões mais longos ou mais curtos (mas não mais largos).



Para o exterior da bolsa: 1 peça, 17 x 45 cm (7 x 18 polegadas)

Para o forro: 1 peça, 17 x 34 cm (7 x 13,5 polegadas)

Para os invólucros com cordão: 2 peças, 3,5 x 15 cm (1,5 x 6 polegadas)

Para os cordões: 2 peças, 2,5 x 20 cm (1 x 8 polegadas)

Para embelezar a bolsa, você pode usar todos os tipos de coisas - aqui estão algumas idéias, mas deve haver um zilhão mais:


um remendo (comprado ou feito de um pedaço de tecido, o meu tinha cerca de 5 x 4 cm (3 x 2,5 polegadas)

um botão

um ioiô

um pouco bordado

um pouco aplique uma coisa ou outra

um laço de fita ou flor


O que fazer:


Passo 1 - Usei o cordão comprado na minha bolsa abaixo, mas siga este passo se quiser fazer os cordões como você vê na foto acima. Dobre um dos cordões ao meio, no sentido do comprimento. Pressione. Abra e dobre as bordas no centro, de modo que elas se encontrem no vinco que você acabou de pressionar. A dobre novamente ao longo do primeiro vinco, envolvendo as bordas. Costure no meio do cordão. Repita para fazer um segundo.


Etapa 2 - Concluir as bordas das tripas. Vire menos de 0,5 cm (1/4 polegada) em todas as bordas e pressione.


Etapa 3 - Posicione as carcaças. Centralize um dos invólucros no exterior da bolsa, paralelamente a 5,5 cm (2 e 1/4 polegadas) de uma das bordas curtas do exterior da bolsa. Fixar no lugar. Costure ao longo de ambas as bordas longas - não costure nas bordas curtas, é aqui que o cordão será inserido na caixa. Repita com a segunda embalagem ao longo da outra borda curta da bolsa. Se você estiver usando algum enfeite, adicione-o agora e posicione-o não mais do que cerca de 5 cm (2 polegadas) da parte inferior de uma das caixas.

Isso mostra o posicionamento dos invólucros e do remendo. Costure as tripas e o remendo conforme marcado, esperançosamente mais reto do que minhas linhas ondulantes!


Passo 4 - Prenda o forro do lado externo, com os lados direitos voltados - borda curta do forro na borda curta da bolsa. Ponto. Repita com a outra extremidade curta e pressione as costuras abertas.


EP3 Costuras de forro


Aqui está minha bolsa / costuras do forro abertas.



Etapa 5 - Faça pregas no fundo da bolsa e no fundo do forro. Coloque a bolsa / forro em uma superfície plana e alinhe cuidadosamente as costuras que você acabou de abrir e prenda-as - apenas prenda essas costuras por enquanto. Vire a extremidade da bolsa em sua direção e desenhe uma linha 2,5 cm (1 polegada) para cima a partir da dobra inferior. Vire a bolsa e faça o mesmo do outro lado. Vire a bolsa e repita essas marcações na extremidade do forro. Abra a bolsa e dobre, os lados direitos juntos ao longo de uma das marcações. Pressione. Dobre e pressione para abrir ao longo das outras 3 linhas que você desenhou. Em seguida, alinhe as bordas dobradas na extremidade da bolsa, os lados direitos juntos e prenda. Você deve ter uma prega do exterior da bolsa imprensada entre as dobras. Faça o mesmo na extremidade do forro.


EP4 Costuras e pregas laterais


As costuras da bolsa / forro combinadas e presas com alfinetes, as dobras feitas. Deixei uma borda da bolsa sem a linha da costura, para que você possa ver como as dobras "imprensaram" uma prega de tecido.

Veja a Etapa 6 abaixo - não se esqueça de deixar essa lacuna para virar - de apenas um lado!

Etapa 6 - Costure uma borda longa da bolsa / forro. Costure o outro lado também, mas desta vez deixe uma lacuna de 8 cm (3 polegadas) na costura, na ponta do forro, pespondo com segurança onde você pára a costura em cada ponta da lacuna. Alcance a abertura e vire a bolsa / forro do lado direito para fora. Empurre o forro para dentro da bolsa. Como o forro não era tão longo quanto a bolsa, cerca de 2,5 cm (uma polegada) do exterior se transformará no interior da bolsa. Agora puxe a parte de baixo para que fiquem assim - sou eu pressionando tudo com cuidado!


EP6 Pressing

Etapa 7: insira os cordões como nas fotos abaixo - em seguida, dê pequenos nós em cada uma das pontas do cordão, como fiz aqui, ou amarre as duas pontas e dê um nó como na bolsa bege e tecido da foto no início desta postagem.

Cordão EP7 1 Cordão EP8 2

Passe um dos cordões pela caixa de um lado e continue através da caixa do outro lado. Os cordões devem ser semelhantes a essas fotos. Faça a mesma coisa com o outro cordão, mas comece do lado oposto da bolsa.

Tudo feito. OH NÃO - ainda não! Volte e costure aquela pequena lacuna no forro!

E agora são quatro!

 Agora são quatro


Achei que três desses, talvez em tamanhos de graduação e combinações de tecidos combinados, dariam um belo presente.

Outro pensamento: insira um saco plástico do mesmo tamanho contendo areia ou arroz, para um batente de porta bonito.


E, feita de tecidos de noiva, embelezada com pérolas / bordados e com cordões mais longos para carregar no pulso, esta bolsa seria uma linda bolsa para uma noiva ou dama de honra carregar.


Faça de dupion de seda e acrescente algumas lantejoulas ou penas e você tem uma pequena bolsa de noite.


AbrirFecharComentários