Geladeira organizada: como evitar sujeira e desperdício

 Geladeira organizada: como evitar sujeira e desperdício



Ao organizar a geladeira, usar recipientes herméticos ajuda a conservar os alimentos.

Você deve saber que manter a geladeira arrumada é muito importante, mas é uma tarefa que nem todos já realizaram. Limpar a parte externa da geladeira para tirar manchas não é suficiente para garantir a vida útil do aparelho! A desinfecção constante do interior do refrigerador e a divisão adequada dos alimentos nas prateleiras são essenciais para evitar o desperdício de alimentos. Veja se você sabe como organizar sua geladeira e dicas de como evitar erros no processo!



Limpar sua geladeira é o primeiro passo para mantê-la organizada.

Antes de prosseguir com a instalação do refrigerador, é necessário realizar uma limpeza completa! Após algum tempo, e sem a higienização adequada, o refrigerador pode apresentar um odor desagradável devido ao acúmulo de sujeira ou cheiro de comida que pode estragar. Portanto, comece evitando alimentos estragados ou que estão prestes a expirar.


Use um pano úmido e detergente para limpar a geladeira.

Com que frequência você limpa a geladeira? Fazendo a limpeza semanal básica com Flanela e Detergente Líquido Transparente, sem odor! Este vapor ajudará a remover toda a sujeira e desinfetar o dispositivo. Para limpeza pesada, pode-se usar a lateral lisa da Esponja Desinfetante Multifuncional em conjunto com o Limpador Universal  e ainda retirar as prateleiras e gavetas para lavar direto na pia. Dá um pouco de trabalho, mas dá um pouco mais de saúde à sua casa!


Confira: Como deixar sua casa sempre perfumada


Como organizar sua geladeira: separe os alimentos em prateleiras e áreas de refrigeração

Descubra como colocar a geladeira de acordo com a seção de alimentos mais adequada, onde cada item deve estar na geladeira.


Primeira prateleira: laticínios e frios

A parte superior da geladeira é a mais fria. Por isso, é o local perfeito para guardar alimentos como queijo, fiambre, leite, manteiga, etc. Melhor ainda se tiver uma gaveta para carnes frias no frigorífico! Deixar a comida por cima não só ajudará a manter sua qualidade para consumo, mas também tornará mais fácil comer itens de café da manhã e lanches.


Segunda e terceira prateleiras: doces, rodelas de frutas, ovos, legumes cozidos e sobras.

Doces, frutas fatiadas e ovos podem ser colocados na segunda prateleira porque não precisam de muita refrigeração para preservá-los. Nunca coloque ovos na porta da geladeira! É melhor remover as frutas verdes inteiras da máquina.


Os restos de comida do almoço e do jantar podem ser reaproveitados e armazenados na segunda e terceira prateleiras da geladeira em recipientes herméticos, pois as panelas não devem ir para a geladeira. Os vegetais cozidos também devem ser colocados na mesma área e consumidos completamente em alguns dias para evitar que se estraguem.


Quarta prateleira: garrafas de água e itens mais pesados.

Garrafas de água, refrigerante e suco devem ficar na última prateleira porque são mais pesadas. Também é um bom lugar para descongelar a carne na geladeira (tome cuidado para não deixar a proteína vazar).


Embalagem: vegetais crus

A gaveta é o espaço de armazenamento hermético perfeito para legumes. O ideal é que os vegetais sejam esterilizados com antecedência, mas só lave na hora de comê-los. Lembre-se de comprar a quantidade certa de orgânicos e armazená-los em sacolas e bolsas geladeiras para manter seu eletrodoméstico limpo.


Vinho do Porto: molhos e condimentos

Não deve haver objetos pesados ​​na porta da geladeira. Priorize o armazenamento de molhos e condimentos, como maionese, alho, pimenta-do-reino, etc.


Compre recipientes e sacolas para manter sua geladeira limpa e evitar desperdícios.

A melhor forma de evitar desperdícios na hora de organizar sua geladeira é comprando utensílios e sacolas de alimentos. Por exemplo, coloque as sobras em potes herméticos; As frutas são cortadas em tigelas cobertas com papel alumínio e os vegetais em sacos plásticos. Também preste atenção ao que está dentro ou fora da geladeira para reduzir a quantidade de comida estragada! 

AbrirFecharComentários